O Consórcio                       

               O Consórcio Intermunicipal de Saúde/COIS - São Luiz Gonzaga, foi fundado e adquiriu personalidade jurídica nos termos da Lei 6.015 do ano de 1973, e o registro dos estatutos ocorreu em 13 de janeiro d 1992. E tem sede e foro na cidade de São Luiz Gonzaga, na rua Gal. Portinho 1425.

              Constituído sob a forma jurídica de Associação Civil, sem fins lucrativos, fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado, a entidade é deliberada por um Conselho Gestor formado pelos prefeitos dos municípios associados e a atual especificamente na área de saúde.

             O consórcio nasceu com objetivo de permitir aos gestores municipais disponibilizar aos seus munícipes serviços especializados na área de saúde. 


Ø      Fortalecer os atendimentos de saúde nos municípios;
Ø      Oferecer um Hospital referência para região consorciada;
Ø      Ampliar as especialidades médicas oferecidas;
Ø
     
Implantar um setor de Hemodiálise;
Ø      Adequar a área física para as clinicas oferecidas;
Ø      Receber de forma organizada os pacientes encaminhados pelos municípios consorciados;
Ø      Dispor de uma unidade para clinica geriátrica;
Ø      Buscar maior eficiência e eficácia na execução de ações e serviços do SUS;
Ø      Racionalização e modernização administrativa;
Ø      Agilização na aquisição de bens e serviços para atendimento das necessidades regionais mais complexas;
Ø      Condições de atendimento nas áreas primarias e secundarias na rede publica e privada nos municípios consorciados;
Ø      Estruturar serviços de urgências, emergências no municípios sede, custeando mensalmente pelos municípios do Consorcio, tendo como base de pagamento a percapita por habitante;
Ø      Equipar o Hospital da micro-região para aumentar a resolutividade a fim de atender a demanda existente nos municípios consorciados;
Ø      Comprar de profissionais liberais e clinicas os serviços especializados bem como auxiliares de diagnósticos;
Ø      Conveniar com outros centro serviços não existentes no município de referencia;
Ø      Contratar profissionais que ofereçam serviços qualificados, levando atendimento especializado até os municípios, quando solicitados.  

 

                             PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE SAÚDE 

              Atualmente as prestações de serviços especializados que o Consorcio está comprando são nas áreas de: Neurológicas, Oftalmologia, Traumato-Ortopedia, Otorrinoloringolia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Pediatria, Nefrologia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Ginecologia, Fonouaudilogia, Proctologia, Pneumologia, Urologia, Dermatologia, Exames de Radiologia, Desnsitometria Óssea, Tomografia, Mamografia, Ultra-sonografia, Exames laboratoriais, e outos.  


                             ACESSO DOS USUÁRIOS AO CONSÓRCIO  

              O acesso dos usuários aos serviços especializados de saúde, é realizado a partir do encaminhamento das Secretarias de Saúde, de cada município conssorciado, aos serviços disponíveis pelo CIS. Os atendimentos são prestados de forma descentralizada, facilitando com isso o acesso da população aos serviços de maior complexidade.  
 

                             CONCLUSÃO 

              Portanto, é saliente a necessidade de fortalecimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde/CIS e o sistema de saúde da micro-região, onde haverá união para se reivindicar um hospital com maior resolutividade, maior numero de profissionais especializados, bem como, de equipamentos necessários para evitar a fuga de pacientes a outros centro e também a redução de custos de viagens para o municípios consorciados.